(16) 3835-2300

ENSINO

Apresentação

O período de 0 a 6 anos é o mais importante na formação do indivíduo. É quando ele constrói os principais instrumentos interiores de que se servirá, primeiro de modo inconsciente e depois com progressiva consciência, para se relacionar com a chamada realidade exterior. O tempo todo a criança age, descobrindo, inventando, resistindo, perguntando, retrucando, refazendo, socializando-se. Nesse processo de formação, a Educação Infantil deve proporcionar um conjunto de meios, materiais e oportunidades para um crescimento saudável em todos os aspectos.

No Colégio Objetivo, a Educação Infantil é levada muito a sério. Neste sentido, trabalhamos para que a criança se sinta autoconfiante e segura no ambiente escolar e em seu relacionamento com os educadores. Oferecemos a ela condições para que realmente seja criança, ativa e questionadora, sem impor limites a sua curiosidade. E, pouco a pouco, no contato com outras crianças da mesma faixa etária, ela vai construindo valores e aprendendo a respeitar os sentimentos, idéias, atitudes e direitos dos outros.

A Educação Infantil do Colégio Objetivo percebe e reconhece o aluno integralmente, favorecendo a formação e o desenvolvimento de suas funções e operações cognitivas, a assimilação de conhecimentos e a elaboração de valores éticos e estéticos.

Esta concepção é mais profunda e mais abrangente do que aquela que apenas assegura a cada criança o saber ler, escrever e calcular.

Enfim, nosso objetivo é preparar nossos alunos para enfrentarem desafios, ampliando seus horizontes para que possam atuar no presente e no futuro com sucesso, respeitando sempre sua própria individualidade.

Construir uma escola que venha ao encontro dos desejos e das necessidades das crianças, que realmente promova o seu desenvolvimento intelectual, emocional e social requer seriedade!

Aos pais e responsáveis cabe a escolha consciente e prudente do espaço educacional de que disporão seus filhos. À escola cabe dar às crianças uma formação tranqüila e saudável, através de um projeto educacional alinhado com os novos tempos.


Alfabetização com prazer

A criança comunica-se não só por meio de palavras, mas também de sons, gestos e ações. Por isso, a alfabetização não se limita à leitura e à escrita – ela se estende a todos os níveis da vida social. Para que esse processo se dê com eficácia, é preciso que aprender inclua prazer. Aprende-se mais e melhor com a troca de informações e experiências; não basta só memorizar, é fundamental exercitar a imaginação criativa.


No Colégio Objetivo, a alfabetização é concebida como um processo em que devem ser respeitados o ritmo, as descobertas e as características individuais. Para que isso aconteça, temos uma metodologia que promove nas crianças o desejo de lidar com o código alfabético. Investigando e descobrindo seu próprio nome e palavras que para elas tenham significado, chegam aos textos, músicas, poesias e parlendas.Tem-se, então, um aprendizado de caráter ativo, profundo e dinâmico, inserido em um contexto real e significativo.O aluno pesquisa, apresenta sempre as suas hipóteses e questiona as experiências que já traz consigo.

Apresentação

O Sistema de Ensino Objetivo empenha-se no desenvolvimento de senso crítico e do espírito questionador de seus alunos, como fundamentos de uma atitude independente e responsável, inteligência, criatividade, espírito de iniciativa e perseverança são fatores determinantes de realização pessoal e profissional. Estimulá-los desde a infância a desenvolver essas qualidades e prepará-los para enfrentar um mundo que se transforma em ritmo acelerado. Revoluções sucedem-se incessantemente em todos os campos do conhecimento e em todas as áreas de atividade. Surgem novos problemas que exigem soluções sempre urgentes. É preciso inteligência para discriminar a importância das questões essenciais. Liderança para enfrentá-las. Criatividade para encontrar soluções. Persistência para não desistir diante das dificuldades. Para tanto, o método adequado é o de aprender fazendo, com ênfase na associação de conhecimento e prática. O apoio e a orientação ficam a cargo do professor. O Sistema de Ensino Objetivo desenvolveu método e materiais didáticos próprios, cuja eficiência tem sido comprovada em 50 anos de experiência, Os cadernos de atividades são elaborados por professores especializados nas diferentes áreas do conhecimento.

O Colégio Objetivo preocupa-se em despertar em seus alunos senso crítico e espírito questionador, como fundamentos de uma atitude independente e responsável, tanto na vida quanto no trabalho.

Fundamental II

Inteligência, criatividade, espírito de iniciativa, capacidade de liderança e perseverança são fatores determinantes da realização pessoal e profissional. Estimulá-los desde a infância é preparar o estudante para enfrentar o mundo que se transforma em ritmo acelerado. Daí, nossa metodologia voltada à formação integral do educando, por meio do desenvolvimento harmônico de todas suas potencialidades, proporcionando-lhe ajustamento ao meio físico e social através de uma aprendizagem pela atividade – aprender fazendo.